Anais do ProspeCT&I (Prospecção Tecnológica)

Edição atual

2018

Baixar edição completa

TÍTULO: A INDÚSTRIA CRIATIVA EM ALAGOAS: FORECASTING DE
MERCADO, CADEIA DE VALOR E OPORTUNIDADES PARA NOVOS
NEGÓCIOS
AUTORES: DÉBORA CRISTINA DA SILVA LIMA, PAULINE MARIA REIS
COSTA, FRANCISCO JOSÉ PEIXOTO ROSÁRIO
RESUMO: A economia criativa e seu potencial de inovação são pouco analisados como fator de geração de riqueza, bem como, a prospecção de oportunidades de negócio como elemento de inteligência tecnológica. Este artigo tem por objetivo realizar uma prospecção de oportunidades para novos negócios através do mapeamento dos dados e informações da economia criativa em Alagoas. A metodologia utilizada foi o levantamento de dados secundários e entrevistas em profundidade com atores do setor para identificar a cadeia de valor e possíveis oportunidades por meio de uma técnica qualitativa de Market Forecasting. Como resultado, foi delineado uma matriz SWOT para fundamentar a análise do grau de competitividade e condições para fomento da geração de novos negócios. A inexistência de dados setoriais estruturados e o pouco entendimento de negócios de muitos atores envolvidos foram limitações encontradas. A técnica forecasting para identificar novos negócios em economia criativa é a contribuição para pesquisas e estudos.
TÍTULO: A INOVAÇÃO NAS EMPRESAS METALMECÂNICAS: UM FOCO
SOBRE A AMBIÊNCIA INOVADORA
AUTORES: RICARDO TOMAZ CAIRES, RENAN ARAÚJO DE AZEVEDO,
REJANE SARTORI
RESUMO: Sabe-se que inovar é diferencial competitivo para qualquer organização. Porém, existem empresas que mesmo conhecendo as exigências do cenário atual, deixam de criar um ambiente favorável à inovação. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a mensuração da inovação por meio do Radar da Inovação e observar o comportamento da dimensão Ambiência Inovadora. Para tanto, a partir de referenciais teóricos sobre inovação e ambiência inovadora, foi utilizada a metodologia de coleta de dados do Programa Agentes Locais de Inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas por meio do diagnóstico Radar da Inovação, tendo sido abordadas 20 empresas do setor metalmecânico da cidade de Maringá no Paraná. Percebe-se um avanço nas médias dos resultados entre os diagnósticos aplicados, com uma tendência favorável para algumas dimensões, o que é evidenciado com as respostas obtidas nos questionários e nas observações diretas.
TÍTULO: A INTERNET DAS COISAS NA SEGURANÇA PÚBLICA:
PRINCIPAIS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NO MERCADO
AUTORES: ERIVALDO OLIVEIRA MATOS, FRANCISCO MEDSON MAIA
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise crítica da aplicação de tecnologias que utilizem a “Internet das Coisas” (Internet of Things) como ferramenta de uso cotidiano e que possam servir ao Poder Público na execução e manutenção da Segurança Pública. O estudo foi feito através da análise de patentes, artigos e tendências globais de buscas por termos em diferentes softwares e bancos de dados. A contribuição da pesquisa é uma prospecção tecnológica que resultou na apresentação de um panorama tecnológico da “Internet das Coisas” com enfoque no desenvolvimento tecnológico aplicado à cidades inteligentes (smart cities), expondo como o uso desta tecnologia pode revolucionar a Segurança Pública no Brasil proporcionando maior agilidade na identificação de indivíduos, resolução de delitos e manutenção do bem-estar social.
TÍTULO: A LEI DE INOVAÇÃO ALAGOANA E SUA NECESSÁRIA
REFORMULAÇÃO DIANTE DO ADVENTO DO NOVO MARCO NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
AUTORES: SILVIO SOBRAL GARCEZ JUNIOR, RODRIGO NOGUEIRA
ALBERTO LOUREIRO, BRUNO RAMOS ELOY, JOÃO ANTONIO BELMINO
DOS SANTOS, GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
RESUMO: O arcabouço normativo favorável constitui importante fator para a promoção da inovação em um país. Em 2004, com o advento da Lei nº 10.973/04, conhecida como Lei da Inovação, o Brasil estabeleceu seu primeiro grande marco legal nesta área, o qual contribuiu para a melhoria de indicadores no setor, promoveu maior interação entre Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) e o segmento produtivo e serviu de parâmetro para criação de leis estaduais de inovação, como a Lei nº 7.117/2009, do Estado de Alagoas. No entanto, percebeu-se que mesmo com estes avanços, havia pontos de entrave e falta de sincronismo com outras leis. Assim, foi promulgada em 2016 a Lei nº 13.243/16, intitulada Novo Marco de Ciência, Tecnologia e Inovação (NMCT&I), objetivando suprir as necessidades da lei anterior, reformulando legislações e flexibilizando processos inovativos. Nesse contexto, este trabalho traça um paralelo entre o NMCT&I e a Lei de Inovação do Estado de Alagoas, apresentando os principais itens que necessitam de adequação nesta última.
TÍTULO: A PROTEÇÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NA ACADEMIA: ESTUDO DE CASO DA FACULDADE UNB GAMA
AUTORES: LARISSA DA COSTA E SILVA GODINHO, ANDRÉIA ALVES
COSTA
RESUMO: Este artigo visa a contribuir para o conhecimento mais aprofundado sobre o registro de propriedade intelectual na academia, tendo por base o estudo de caso da Faculdade UnB Gama – FGA. Para tanto, a análise se fundamenta nas estatísticas de proteção de marcas, desenhos industriais, programas de computador e patentes da instituição, obtidas através da coleta de dados no Portal do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI e de entrevista à equipe do setor Proteção Tecnológica do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB. Os resultados mostram que a FGA ocupa posição de destaque no quesito proteção de propriedade intelectual perante a Universidade de Brasília. Todavia, concluiu-se que os números de registros não são significantes se considerarmos o grande potencial tecnológico que o referido campus possui.
TÍTULO: A RELAÇÃO ENTRE A INDÚSTRIA QUÍMICA E O SETOR DE BENS DE CONSUMO NO CONTEXTO DA ECONOMIA CIRCULAR
AUTORES: ALINE TAVARES, SUZANA BORSCHIVER, TATIANA FERREIRA RESUMO: A Economia Circular se apresenta como um modelo de sustentabilidade, em que os resíduos se tornam novos recursos, mantendo a utilidade e o valor o máximo de ciclos possíveis. Com isso, este trabalho apresenta estudos de caso do setor de Bens de Consumo Não Duráveis relacionados à Economia Circular e à Indústria Química, identificados dentre 57 casos selecionados em uma busca descritiva e exploratória a nível mundial na plataforma de Estudos de Caso da Fundação Ellen MacArthur e outras fontes correlacionadas à Economia Circular nos últimos 10 anos. A partir da categorização proposta dos casos selecionados, foi possível identificar sinergia das ações circulares no ciclo técnico e reverso da Economia Circular e impactos mais concentrados no setor petroquímico e de transformados plásticos, a montante e a jusante da Indústria Química, devido ao incentivo de redesign das embalagens plásticas e a aplicação da logística reversa nesta cadeia produtiva.
TÍTULO: ABORDAGEM MERCADOLÓGICA DOS SERVIÇOS PRESTADOS À ÁREA QUÍMICA AMBIENTAL. UMA INOVAÇÃO CARACTERIZADORA DA
QUÍMICA DE FLUIDOS, SEDIMENTOS E RESÍDUOS SÓLIDOS
AUTORES: NAIARA NUNES DE OLIVEIRA
RESUMO: Neste artigo pretende-se abordar aspectos acerca dos laboratórios tecnológicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em especial o Núcleo de Primário e Reuso de Água Produzida e Resíduos NUPPRAR, e de como os serviços prestados por ele impactam de maneira positiva as áreas de petroquímica e meio ambiente por meio de melhorias e maior confiabilidade de serviço. Usando como exemplo o modelo de técnicas utilizado nas análises de resíduos sólidos, sedimentos e fluídos realizados pelo (NUPPRAR) que segue a norma NBR ISO/IEC 17025, alunos universitários trabalham realizando o cumprimento da norma de maneira econômica, produtiva e empreendedora. Neste artigo, também são abordadas questões de análises sobre o impacto no mercado econômico que a utilização de laboratórios universitários pode causar e as possíveis estratégias de inovação que o projeto PVB13874-2017 – CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE FLUÍDOS, SEDIMENTOS E RESÍDUOS SÓLIDOS NA ÁREA AMBIENTAL estudado pode trazer a sociedade.
TÍTULO: AGRONEGÓCIO NO OESTE DA BAHIA: UM ESTUDO
BIBLIOMÉTRICO SOBRE A SOJA E O ALGODÃO
AUTORES: KATHARYNA MOTTA MEDRADO FARIA, ALINE TELES
SANTOS, ERICK SAMUEL ROJAS CAJAVILCA, MYLENA MAIA DE
ASSUNÇÃO
RESUMO: O Oeste Baiano é uma região localizada no cerrado nordestino nacionalmente conhecido pela produção de grãos. Existem autores que relatam a região, como sendo, uma dentre as mais importantes regiões agroindustriais do Brasil. Embasando-se nesta ideia, este escrito visa apresentar o agronegócio no Oeste da Bahia, tendo como foco principal os estudos e publicações referentes à soja e o algodão. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é o de apresentar um estudo bibliométrico sobre o agronegócio, focando na soja e no algodão. Fazendo isto, através da utilização da produção do conhecimento científico publicado a respeito do Oeste Baiano dos últimos 20 anos. Promovendo, assim, uma análise prospectiva da região.
TÍTULO: ANÁLISE DE TECNOLOGIAS DESENVOLVIDAS PARA O
CONTROLE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
AUTORES: NALU GUSMÃO TEIXEIRA DE FREITAS, DORIS MONTEIRO
RIBEIRO SOARES, PAULO JOSÉ LIMA JUIZ CORREIO
RESUMO: O presente trabalho busca avaliar o comportamento dos depósitos de patentes relacionados ao controle do mosquito Aedes aegypti nos últimos dez anos. Uma prospecção dos pedidos de patentes foi feita no software Orbit, considerando patentes depositadas em todo o mundo. O escopo da pesquisa incluiu também patentes aplicadas a outros mosquitos semelhantes e seus respectivos estágios larvais. Foi visto que 35,46% de todos os depósitos foram enquadrados no domínio tecnológico de química básica, embora as patentes relacionadas à biotecnologia tenham predominado nos últimos anos do intervalo de tempo realizado. Estados Unidos, China e Japão figuraram como os principais detentores de tecnologia e exportadores de conhecimento através do depósito das mesmas patentes em outros países. O que se concluí é que essa é uma boa área para investimentos, visto que os efeitos das arboviroses hoje são sentidos muito além das áreas endêmicas devido à adaptabilidade do mosquito.
TÍTULO: ANÁLISE DO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE SOB A ÓTICA DOS SISTEMAS LEAN
AUTORES: ANA PAULA MATEI, JAIME ROBERTO POHLMANN, SABRINA
DA ROSA POJO, JOSÉ LUIS DUARTE RIBEIRO
RESUMO: Este artigo apresenta uma análise do processo de transferência de tecnologia da academia para o setor produtivo sob a ótica dos sistemas lean. O objetivo consiste em identificar oportunidades de melhoria nos mecanismos de aproximação entre universidade e sociedade. A análise foi realizada no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFRGS. Para esta avaliação, foram utilizados métodos e ferramentas adaptados dos Sistemas Lean. Foi construído um Mapa de Fluxo de Valor de todo o processo de transferência tecnológica. O processo foi organizado em cinco fases ou etapas possíveis: (i) geração de resultados de pesquisa aplicada e formação de alunos, (ii) proteção por propriedade intelectual, (iii) geração de empresas nascentes, (iv) aproximação visando uma transferência, e (v) formalização de contrato de transferência de tecnologia. O foco do estudo baseia-se na identificação dos diferentes mecanismos de aproximação entre estes atores e sua eficiência em termos de efetivação da transferência.
TÍTULO: ANÁLISE DO PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO
SETOR DE COMÉRCIO VAREJISTA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
AUTORES: PATRICIA DA SILVA NOGUEIRA, SUELI MENELAU DE NOVAIS, ALESSANDRA SOUSA CORDEIRO DE SÁ, EVELYN SIQUEIRA BEZERRA DA
SILVA
RESUMO: O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) objetiva ajudar as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) na melhoria de ações voltadas para inovação, seguindo as indicações do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa, que atua em acordo com a política pública de inovação voltada a promover o crescimento econômico das empresas atendidas. O objetivo do estudo foi analisar como o Programa ALI está favorecendo o avanço de ações de inovação de MPEs do setor de comércio varejista de vestuário, na região metropolitana de Recife, no ciclo 2015-2017. O estudo possui abordagem quantitativa e finalidade descritiva, e coleta estruturada e longitudinal. O questionário é o instrumento aplicado pelo Programa ALI e se fundamenta na ferramenta Radar de Inovação. Os resultados indicam que o objetivo do Programa ALI foi alcançado, pois as MPEs estão saindo da posição de desenvolvedoras de inovação, indo para a posição das que inovam sistematicamente.
TÍTULO: ANÁLISE DOS FLUXOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: CASOS DE SUCESSO
AUTORES: FABRÍCIO DOS SANTOS SIMÕES, WAGNA PILER CARVALHO
DOS SANTOS CORREIO
RESUMO: Transferência do conhecimento gerado na academia para a sociedade tem um papel fundamental no desenvolvimento social e econômico de uma nação. As universidades públicas devem possuir mecanismos efetivos para disponibilizarem as tecnologias ao mercado rompendo o gargalo da prateleira tecnológica. Inegavelmente há desafios tanto para quem transmite como para quem recepciona a transferência. Este artigo teve o objetivo de analisar o processo de transferência de tecnologia adotado por duas universidades brasileiras (Unicamp e UnB). Utilizou-se o método de estudo qualitativo de natureza descritiva baseada em pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados sugerem que a aproximação entre a indústria e a universidade é fundamental para ampliar os indicadores de Transferência de Tecnologia nas universidades. Ainda se percebe que investimentos contínuos no setor de pessoal que trabalha com inovação, adoção de fluxogramas objetivos e gestão da inovação contribuem positivamente para alcançar bons resultados em Transferência de Tecnologia.
TÍTULO: ANÁLISE E MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DAS
TECNOLOGIAS DESENVOLVIDAS PARA APLICAÇÃO DO ÁCIDO
ASCÓRBICO COMO CONSERVANTE NATURAL
AUTORES: JACYELLI CARDOSO MARINHO DOS SANTOS, ALAIN CHARLES DE MELO ALVES, JOSE NILTON SILVA
RESUMO: O presente artigo trata do monitoramento de tecnologias associadas com a aplicação do ácido ascórbico, a partir da busca de informações em bancos de patentes, utilizando a plataforma PatentInspiration®. O ácido ascórbico é um nutriente essencial e necessário para várias reações metabólicas, sendo uma substância importante por seu caráter antioxidante, podendo desta forma ser utilizado como conservante natural de alimentos, cosméticos e fármacos. O pressente estudo trata do levantamento das tecnologias, aplicando como critério de busca uma associação de palavras chaves: ácido ascórbico, natural e conservante. O período considerado foi de 2000 a 2018/6, resultando em um total de 9603 patentes depositadas, sendo o ano de 2014 o maior número de depósito. A principal tecnologia de aplicação do ácido ascórbico como conservante natural foi a formulação de conservantes acrescido de outros aditivos e antioxidantes naturais, além disto, foi a aplicação destas tecnologias se concentra na indústria alimentícia.
TÍTULO: ANÁLISE PROSPECTIVA DA PATENTE “PROCESSO PARA A
APLICAÇÃO DA BIOMINERALIZAÇÃO NA MELHORIA DE SOLOS” – PI 1001279-6: ESTUDO DE VIABILIDADE DE PATENTE BRASILEIRA POR MEIO DE INFORMETRIA
AUTORES: LÍBIA CRISTINA XAVIER SANTOS, NEIANE DA SILVA
AZEVEDO ANDREATO, SÉRGIO SARAIVA NAZARENO DOS ANJOS, ELIANA FORTES GRIS, ADRIANA REGINA MARTIN CORREIO
RESUMO: Desenvolvimento sustentável é um tema estratégico e consiste em ações de crescimento econômico preservando o meio ambiente. O mercado de construção civil é um dos que tendem a crescer sob essa ótica, sendo que a patente “Processo para a aplicação da biomineralização na melhoria de solos”, cuja titular é a Universidade de Brasília (UnB), é uma tecnologia que se apresenta como alternativa ambiental para melhorias na mecânica de solos de forma sustentável. Assim o objetivo deste estudo foi apresentar uma análise prospectiva da patente por meio de informetria para indicação do grau de maturidade tecnológica e de competitividade da patente no mercado pretendido, para proceder à avaliação da viabilidade patentária. A análise demonstrou que as tecnologias neste mercado estão maduras, que a patente da UnB tem grau baixo de maturidade e, portanto, baixo caráter estratégico, embora possua um caráter inovador e um alto grau de sustentabilidade ambiental.
TÍTULO: ANÁLISE PROSPECTIVA DO ALGODÃO TRANSGÊNICO NO
BRASIL
AUTORES: THAÍSE DANTAS DE ALMEIDA XAVIER, LUIZ NUNES FILHO,
SIMONE SILVA DOS SANTOS LOPES
RESUMO: Os organismos transgênicos possuem grande importância para desenvolvimento econômico do País. Tratar essa temática implica em verificar as vantagens que uso de cultivares transgênicas representa, dentre estas, destaca-se a redução no número de aplicação de inseticidas. Logo, investiga-se cultivares registradas no Brasil com objetivo realizar uma prospecção tecnológica do panorama nacional de cultivares de algodão transgênico. Para tanto, utiliza-se a ferramenta de busca Cultivar Web para recuperação de dados relativos a cultivares registradas. Neste sentido, foi possível cruzar os dados da pesquisa com informações obtidas em pareceres técnicos da CTNBio, e artigos científicos. Através da análise, verificou-se que o número de cultivares transgênica registradas vem crescendo anualmente, demonstrando a possibilidade de se ter direitos exclusivos referentes a uma obtenção vegetal com evento transgênico, dando ao obtentor uma boa oportunidade de reaver seus custos e acumular as reservas necessárias para futuros investimentos.
TÍTULO: ANÁLISE TECNOLÓGICA DA PI 0805516-5: EXTRATOS E SEUS
DERIVADOS DE PLANTAS DO GÊNERO POUTERIA, PROCESSOS DE OBTENÇÃO E SEUS USOS EM COMPOSIÇÕES COM AÇÃO TERAPÊUTICA,
COSMÉTICA OU NUTRACÊUTICA
AUTORES: POLYANA DE ALMEIDA BORGES, MARIANA RIBEIRO, ANA
PAULA DUARTE AVENA DE CASTRO, ADRIANA REGINA MARTIN,
EDUARDO ANTONIO FERREIRA
RESUMO: As pesquisas para utilização de produtos naturais para fins terapêutico, cosméticos e nutracêuticos, tem contribuído para a melhora da qualidade de vida da população. Neste estudo, foi realizada avaliação tecnológica do pedido de patente PI0805516-5 “Extratos e Seus Derivados de Plantas do Gênero Pouteria, Processos de Obtenção e Seus Usos em Composições com Ação Terapêutica, Cosmética ou Nutracêutica”. A metodologia utilizada para realizar o estudo foi a bibliometria, Technology Readiness Level (TRL), Technology Roadmap (TRM) e matriz SWOT. A maturidade da tecnologia analisada, resultou em um nível que demanda de mais pesquisas até que a tecnologia esteja pronta para ser transferida para o mercado. Esse, poderá ser acessado utilizando o know-how, uma vez que a concessão de patente para materiais biológicos não é viável, conforme a Lei nº 9.279/96.
TÍTULO: APLICAÇÃO DA PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA NO ESTUDO DE
CASO DA PALMILHA SENSORIZADA PARA PÉS DIABÉTICOS
AUTORES: ANNA PATRICIA TEIXEIRA BARBOSA, JEANE SOUZA CHAVES, LEONARA GONÇALVES E SILVA, LUCIANA MARIA DE OLIVIERA
CORTINHAS, PAULO GUSTAVO BARBONI DANTAS NASCIMENTO,
RAFAEL LEITE PINTO, CAMILA ALVES AREDA
RESUMO: O presente artigo realiza uma prospecção tecnológica do pedido de patente intitulado “palmilha sensorizada para pés diabéticos” de titularidade da Fundação Universidade de Brasília, com o intuito de analisar a viabilidade de sua manutenção em razão do cenário atual de crise orçamentária. Foram mapeadas tecnologias similares, no Brasil e exterior, que utilizam sinais bioelétricos, no corpo ou em suas partes, para monitoramento. A busca por patentes se deu na base Orbit. Também foram analisadas publicações sobre sistemas eletrônicos de monitoramento, nas bases de dados das plataformas Scopus e Web of Science. Identificou-se que a área apresentou crescimento nos últimos anos, porém que os estudos ainda são incipientes. O trabalho visou também a avaliação da maturidade tecnológica do invento, pelo que se concluiu que o grau de prontidão tecnológica da palmilha estudada é TRL 5.
TÍTULO: ATITUDES, HABILIDADES E ASPIRAÇÕES NO ECOSSISTEMA DE EMPREENDEDORISMO DA AMÉRICA LATINA
AUTORES: DIEGO ARAUJO REIS, IRACEMA ARAGÃO
RESUMO: O debate acerca do ecossistema de empreendedorismo vem sendo intensificado em vários países, inclusive nos países latino-americanos. A identificação dos principais gargalos, a partir dos índices que mensuram o ecossistema empreendedor inovador, oportuniza aos países estabelecerem políticas específicas para o fomento e fortalecimento de seus ecossistemas. Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre as atitudes, as habilidades e as aspirações empreendedoras na América Latina, entre 2014 e 2018. Com base nos dados obtidos nos relatórios do Global Entrepreneurship Index (GEI), foram aplicados métodos estatísticos de correlação e teste de correlacionamento. Em síntese, é possível identificar a presença de uma relação significativa entre atitudes, habilidades e aspirações no ecossistema de empreendedorismo latino-americano.
TÍTULO: ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA NUCLEAR: UM
ESTUDO DE CASO
AUTORES: LORENA DE OLIVEIRA FELIPE, GUSTAVO JOSÉ PEREIRA,
RÉGIA RUTH RAMIREZ GUIMARÃES, SÉRGIO ALMEIDA CUNHA
FILGUEIRAS, XÊNIA APARECIDA CHAVES SANTOS CORREIO
RESUMO: O objetivo desse estudo foi fazer um diagnóstico acerca da atuação do NIT-CDTN, por meio de entrevistas com pesquisadores do instituto, abordando as experiências dos pesquisadores no relacionamento com o NIT-CDTN, o conhecimento sobre seu papel institucional e a percepção sobre a relevância e efetividade dos trabalhos por ele realizados. Em especial, analisou-se as cooperações feitas entre o CDTN e outras ICT, empresas e órgãos do governo. Observou-se que os pesquisadores têm por prática adotar parcerias informais, especialmente com universidades, com foco na formação de pessoas. A principal razão é a simplicidade na sua efetivação e a falta de controles e exigências institucionais sobre seus resultados. Os pesquisadores entrevistados reconhecem o papel do NIT-CDTN na defesa da propriedade intelectual, mas nem sempre compreendem bem as demais funções institucionais desse Núcleo e suas limitações. O estudo deixa claro que o CDTN precisa desenvolver esforços para consolidar a presença institucional do NIT-CDTN.
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE INOVATIVA SOBRE A ÓTICA
PATENTÁRIA BRASILEIRA DO EMPREGO DE BIOTECNOLOGIAS NA
INDÚSTRIA TÊXTIL
AUTORES: MARIA ELISA MARCIANO MARTINEZ, MARCELLO CARVALHO DOS REIS, PATRÍCIA CARVALHO DOS REIS, LORENA ANGELO DE
CASTRO SALES SALES CORREIO
RESUMO: A indústria têxtil tem buscado inovar em seus produtos e processos, como o uso de biotecnologia – entre estas, tratamento enzimático, tratamento biológico e demais tratamentos (por exemplo o “bioblasting”), com destaque para os tratamentos enzimáticos com amilases, celulases, catalases, peroxidases e pectinase. Com a objetivo de avaliar a capacidade inovativa das tecnologias envolvidas neste cenário, foram utilizados os dados dos documentos patentários extraídos da base INPI-BR, onde foram selecionados 39 documentos de patentes sendo 38 relacionados à biotecnologia na indústria têxtil depositados até 2013, sendo 24 sobre tratamento enzimático, 4 sobre tratamento biológico e 10 sobre demais tratamentos. A evolução temporal revelou um pico entre 1996 e 2000 (exceto 1999). Verificou-se que os documentos patentários que tiveram sua família originada no escritório americano (USPTO) tiveram mais relevância nos depósitos patentários com foco tratemento enzimático, demais tratemento e tratamento biológico.
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE INOVATIVA SOBRE A ÓTICA
PATENTÁRIA BRASILEIRA DO EMPREGO DE NANOTECNOLOGIAS NA INDUSTRIA TÊXTIL
AUTORES: MARIA ELISA MARCIANO MARTINEZ, MARCELLO CARVALHO DOS REIS, PATRICIA CARVALHO DOS REIS
RESUMO: A indústria têxtil tem buscado inovar em seus produtos e processos, como o uso da nanotecnologia – tecnologia dos materiais, processos e produtos cujas dimensões estão na faixa de décimos a centenas de nanômetros – com o uso das nano-fibras e fibras contendo nano partículas, e, acabamento/ revestimentos contendo nano substâncias. Entre estas, destacam-se os nano-tubos de carbono (CNT) que são utilizados para incrementar fibras. Com a objetivo de avaliar a capacidade inovativa das tecnologias envolvidas neste cenário, foram utilizados os dados dos documentos patentários extraídos da base INPI-BR, onde foram selecionados 335 documentos de patentes sendo 32 relacionados à nanotecnologia na indústria têxtil entre 2009 e 2013, sendo 19 sobre nano-fibras, destes 13 referem-se a CNT, e, 13 sobre tratamento de nano-fibras. A evolução temporal revelou crescente entre 2010 e 2012 e leve declínio em 2013. Verificou-se que os documentos patentários que tiveram sua família originada nos escritórios USPTO e UKIPO tiveram mais relevância nos depósitos patentários com foco em CNT, demais nano-fibras e no tratamento de nano-fibras.
TÍTULO: AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA DE CATALISADORES ÁCIDOS DE
LEWIS SURFACTANTES/COMBINADOS NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL: O
CASO DO CATALISADOR TRIS-DODECILSULFATO DE CÉRIO (III)
AUTORES: MELISSA BRAGA, DÉBORA FRANCESCHINI MAZZEI, HIGOR
DOS SANTOS SANTANA, PRISCILLA MARMENTINI, MARCIO LIMA DA
SILVA, GRACE FERREIRA GHESTI
RESUMO: O biodiesel já se encontra na matriz energética brasileira em uma porcentagem de 10% em todo diesel que é comercializado. A sua produção em escala industrial ocorre por meio da reação de transesterificação na presença de catalisador básico homogêneo. Visando a produção mais ambientalmente recomendável, foi desenvolvido o catalisador tris-dodecilsulfato de cério (III), o qual deu origem à patente concedida pelo INPI sob o número BRPI0701850-9 e publicações científicas relacionadas. Este artigo apresenta a avaliação tecnológica da patente em questão no contexto global de patentes e pesquisas científicas a fim de estudar sua manutenção no portfólio da UnB. Dentre os obstáculos tecnológicos a serem superados, os quais podem garantir a viabilidade do catalisador, barreiras técnicas impediram o escalonamento da tecnologia impedindo sua maturidade tecnológica e, consequentemente, sua transferência para o setor produtivo.
TÍTULO: AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA DE DISPOSITIVO CICATRIZANTE
PARA PÉS DIABÉTICOS COM CAPACIDADE DE NEOFORMAÇÃO TECIDUAL AUTORES: LÍVIA PEREIRA ARAÚJO, ALEXANDRE VENTIN CARVALHO,
ARTHUR GUIMARÃES CARNEIRO, CAROLINA ROBERTE OLIVEIRA,
MARCIO LIMA SILVA, GRACE FERREIRA GHESTI
RESUMO: A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica que atinge cerca de 347 (trezentos e quarenta e sete) milhões de pessoas no mundo, causando em alguns casos ulcerações nos pés que podem levar à
amputação dos membros. Com o intuito de oferecer uma opção eficaz de tratamento para essas ulcerações a FUB depositou a patente PI 1103690-7 no INPI, em 2011. A patente traz a invenção da “Palmilha Cicatrizante
para Pés Diabéticos”, que a partir da tecnologia de laser de baixa
frequência (LLLT) trata as feridas causadas pela Diabetes Mellitus. Dessa forma, este artigo analisou a qualificação tecnológica dessa invenção,
bem como a viabilidade de inserção da tecnologia no mercado.
Identificou-se os principais pontos fortes, fraquezas e ameaças acerca da tecnologia e traçou-se possíveis caminhos para se buscar aumentar a
maturidade da tecnologia bem as chances de colocá-la no mercado.
TÍTULO: BLOCKCHAIN: PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA EM BASES DE
PATENTES
AUTORES: ALISSON LUIZ LESSAK, ROBERTO ALEXANDRE DIAS, IRINEU AFONSO FREY
RESUMO: O Bitcoin foi a primeira aplicação da tecnologia blockchain,
trata-se de um sistema monetário virtual que não necessita de uma
autoridade central para emitir moeda, realizar transferência de
propriedade e confirmar transações. Segundo a literatura, desde a
divulgação do termo blockchain em 2008, tem aumentado o interesse
pela tecnologia. Porém, estudos em bases de patentes sobre blockchain
não são encontrados facilmente. Este estudo tem como objetivo realizar uma análise prospectiva das patentes sobre blockchain depositadas no
contexto global e nacional até o início de julho de 2018. Para tal foi
utilizado o sistema de base de dados patentários Questel Orbit e a
palavra-chave blockchain nos campos de busca “título”, “resumo” e
“reivindicações”. A pesquisa resultou em 1035 famílias de patentes,
sendo que a partir do ano de 2015 o número de depósitos de famílias de patentes por ano tem aumentado exponencialmente. Além disso, os
depósitos no Brasil ainda são incipientes.
TÍTULO: BRASIL X ALEMANHA: MERCADO DE DETECÇÃO DE CÂNCER
AUTORES: RAFAEL CARVALHO LIRA
RESUMO: O Brasil e a Alemanha são países com grande potencial econômico, reflexo disso é a forma com que cada um fomenta o ambiente de negócios. É de extrema importância que um país tenha seu ambiente de negócios muito bem formado, para isso, o ecossistema de inovação do país é uma peça fundamental, pois faz com que a tecnologia produzida no país consiga de fato se tornar inovação. Ao comparar o mercado de inovação com o da Alemanha é visível a falta de incentivo a inovação. Diante disso o objetivo do estudo é apresentar formas de melhorar o ecossistema de inovação da detecção do câncer no Brasil, mostrando maneiras de diminuir as burocracias que atrapalham o Brasil de inovar.
TÍTULO: CIDADES INTENSIVAS EM INOVAÇÃO – UMA ANÁLISE DO SETOR ELETROELETRÔNICO E A RELAÇÃO COM A HÉLICE SÊXTUPLA DA REDE DE INOVAÇÃO DE PATO BRANCO NO PARANÁ
AUTORES: CESAR GIOVANI COLINI, VANESSA ISHIKAWA RASOTO, SILVESTRE LABIAK JR CORREIO
RESUMO: Compreendendo que as cidades são elementos fundamentais no desenvolvimento inovador de uma região e nela existem vários atores que podem ser ativos em suas interações. Esse artigo tem por objetivo compreender a relação entre atores da Hélice Sêxtupla do ecossistema municipal de inovação em Pato Branco no Paraná e analisar ações de políticas públicas voltadas ao fomento da inovação no setor produtivo potencializando empreendedorismo local. A metodologia adotada neste trabalho caracteriza-se por um estudo de caso, pautado no levantamento documental e análises interpretativas correlacionando teoria de cidades inovadoras com as práticas identificadas na cidade estudada. Os resultados apresentados demonstram que a interação entre atores favorece o desenvolvimento econômico da cidade, por meio da relação público/privado e a organização da rede local de inovação, sobretudo pela atuação integrada das instituições que compõe a Hélice Sêxtupla municipal com foco no desenvolvimento das empresas de eletroeletrônico, tornando a cidade intensiva em inovação.
TÍTULO: COMPARAÇÃO ENTRE O MÉTODO “TIRA” DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA (TT) E A GESTÃO DE TT REALIZADA NAS UNIVERSIDADES USP E UNICAMP
AUTORES: LUIS WAGNER SANTOS DOMINGOS, LUIS ANDRÉ SANTOS DOMINGOS, RÔMULO GARCIA, SOCORRO RIBEIRO
RESUMO: A transferência de tecnologia é uma das maneiras de disseminação da ciência e da tecnologia produzidas no meio acadêmico para o ambiente produtivo, gerando inovação tecnológica. O processo da transferência tecnológica pode ocorrer de diversas formas, como a transferência pura do conhecimento, assim como a transferência de informações, processos, funções, implementações e até mesmo com a criação de novas empresas. Diante do cenário brasileiro, com alta quantidade de publicações científicas e baixa quantidade de pedido de patentes, foi proposto um método para Transferência de Tecnologia em Instituições de Ensino Superior – IES, denominado “TIRA”, sigla em inglês para Technology, Insertion, Recipiente, Appreciation. Este artigo se propõe a analisar a gestão de Transferência de Tecnologias nas duas principais universidades do Brasil (USP e UNICAMP) e comparar estes cenários com os processos sugeridas pelo Método TIRA.
TÍTULO: COMPETITIVIDADE TECNOLÓGICA ENTRE PAÍSES: UMA ANÁLISE DE SÉRIES HISTÓRICAS DE PATENTES NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA AUTORES: EDUARDO CARDOSO GARRIDO, RENELSON RIBEIRO SAMPAIO, FERNANDO LUIZ PELLEGRINI PESSOA
RESUMO: Os dados resultantes do monitoramento permitem apontar quais países apresentam melhores condições para investimento no cenário mundial tecnológico e, assim, subsidiar ações destinadas ao desenvolvimento de negócios. O objetivo do presente trabalho foi o de verificar se o investimento tecnológico por meio de patentes da indústria petroquímica está ligado à competitividade de um país. Utilizou-se o Questel Orbit para busca e análise de dados contidos em publicações de patentes. Diferentes indicadores foram utilizados para efetuar a análise: PIB PPC; quantitativo de patentes com reivindicação de prioridade em um país; e o ICG. Verificou-se uma forte ligação entre o número de depósitos de patentes com o PIB PPC e o nível de investimento em P&D. Entretanto, ainda que determinado país se destaque quanto aos indicadores citados, esta correlação não é aplicável à totalidade dos países. Evidencia-se forte presença da China, dos EUA e do Japão no âmbito da publicação de patentes.
TÍTULO: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CONTRATOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO BALANÇO DE PAGAMENTO TÉCNOLÓGIO
AUTORES: FLÁVIA VIEIRA SANTOS, JOSÉ RICARDO SANTANA
RESUMO: No presente artigo buscou-se discutir a importância dos contratos de transferência de tecnologia e sua respectiva averbação/registro, perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, para o desenvolvimento industrial, econômico e social do país. Dessa forma, espera-se demonstrar que a transferência de tecnologia é um fator determinante para um país se tornar competitivo no mercado nacional e internacional. Posteriormente, aborda-se a Lei nº 10.973/2004 (Lei de Inovação do Brasil), instrumento jurídico bastante relevante que regulamentou novas perspesctivas para a efetivação dos contratos de transferência de tecnologia. Por fim, foi analisado, a partir de dados obtidos no INPI, o Balanço de Pagamentos Tecnológico – BPT, adotado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, no qual são contabilizados os fluxos de ingressos e remessas de recursos, referentes aos contratos que envolvem operações de transferência de tecnologia entre o país e o exterior. Deste modo, verificou-se que a BPT do Brasil, no período de 2002 a 2015 apresenta saldos deficitários, demonstrando que no país a realização de contratos e sua proteção jurídica regular ainda é incipiente, exigindo-se um aprofundamento em seu estudo e emprego, frente aos benefícios que podem gerar para e economia de um país.
TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES PARA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA (IG): CONSIDERAÇÕES SOBRE ITORORÓ – BA COMO UMA POTENCIAL IG PARA CARNE DO SOL
AUTORES: JOELITO CRUZ SANTOS, WAGNA PILER CARVALHO DOS SANTOS
RESUMO: Este trabalho tratou de identificar as características associadas da carne de sol produzida no município Itororó, Bahia, Brasil, com objetivo de demonstrar a potencialidade de registro de Indicação Geográfica (IG) para o território abrangido pelo município. A pesquisa foi dividida em duas partes, diferenciação do produto e a determinação de área de indicação geográfica. Feita a revisão bibliográfica, foram comparadas as ações e características existentes do município em questão, bem como em relação ao produto. Assim ficou sinalizada a potencialidade do território do município de Itororó-BA em obter a proteção industrial pela Indicação Geográfica para o produto alimentício “carne do sol”.
TÍTULO: DA PESQUISA À INOVAÇÃO: O MERCADO DA METAL-CERÂMICA NA ECONOMIA DO BRASIL
AUTORES: IAN GERMANO CRUZ BATALHA, TÚLIO CESAR GOMES BEZERRA, RAFAEL FERREIRA MARIANO, CHARNIEL GUILHERME DE OLIVEIRA, LUIS ALONSO MAGALHÃES MIRANDA, FELIPE MACÊDO ZUMBA, ZULMARA VIRGÍNIA DE CARVALHO
RESUMO: Na perspectiva da fabricação de ferramentas de corte e perfuração por brasagem, surge uma nova composição de melhor custo-benefício, o metal-cerâmica. Sendo assim, neste artigo analisamos o ponto de vista da gestão, economia, ciência, tecnologia e inovação, com o objetivo de analisar as aplicações e impactos gerados no mercado. Para que isso ocorresse, a busca de referencial teórico e a busca de trajetória e balanço de pagamento tecnológico foram essenciais. Além disso, um estudo foi realizado através da trajetória histórico-tecnológica das aplicações que já utilizam o metal-cerâmica em sua composição. Observações realizadas definem o Estado como um agente forte para movimentar a economia do país com suas políticas de planejamento e desenvolvimento. Contudo, analisamos que enquanto os países considerados desenvolvidos investem em média cerca de 2,3% do seu PIB, o Brasil investe apenas 1,3%, diferença que pode parecer pouca, mas que afeta diretamente no avanço do país.
TÍTULO: PRÁTICAS INTRAEMPREENDEDORAS NO DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: O CASO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES
AUTORES: CLÁUDIO RODRIGUES TAVARES; SÂNYA LÉA ALVES ROCHA LOPES; TATYANA ARANDA ANDRADE VELOSO; TÂNIA CRISTINA; SÔNIA MARISE S. CARVALHO
RESUMO: O presente artigo traz uma análise sobre a atividade intraempreendedora existente na Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações na elaboração e desenvolvimento de políticas públicas, mediante a participação e interação com organizações externas e empresas com o objetivo de estudar as práticas intraempreendedoras utilizadas na gestão pública e as dificuldades para se ter uma visão intraempreendedora nessa organização. Com vistas ao objetivo, foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e na forma de um estudo de caso. O estudo mostrou que os gestores públicos valorizam as práticas empreendedoras, afirmam que elas contribuem substancialmente para maximizar os resultados advindos das políticas públicas e se mostram interessados em realizar mais ações intraempreendedoras na sua organização.
TÍTULO: DESAFIOS EM HARMONIZAR OS INSTRUMENTOS OFICIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ E AS LEGISLAÇÕES VIGENTES NO QUE CONCERNE À GESTÃO DA INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL
AUTORES: RODRIGO PEREIRA BARATA, TECIA VIEIRA CARVALHO
RESUMO: Na atual conjuntura das políticas de inovação tecnológicas, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, o Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia do Pará (IFPA), vive um paradoxo que envolve os documentos institucionais e a legislação vigente. O presente artigo é baseado em uma pesquisa realizada nos Projetos Pedagógicos de curso (PPCs), editais de pesquisa e inovação, política de inovação e outras resoluções aprovadas pelo conselho superior do IFPA, com objetivo de apresentar e discutir o arcabouço legal que envolve à produção acadêmica. Foram estudadas as principais legislações sobre inovação e propriedade intelectual e os aspectos que envolvem as políticas da instituição. Contudo, evidenciou se que os documentos institucionais atuais, promovem uma incongruência entre legislação vigente e tais instrumentos. Assim, se faz necessária a discussão de ajustes que possam minimizar esses impactos, aprimorando os documentos institucionais e para a valorização da atividade de ensino, pesquisa, extensão e inovação no IFPA.
TÍTULO: DESAFIOS NA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE-EMPRESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA UFRB
AUTORES: GUSTAVO MODESTO AMORIM, EDILSON PIRES, FERLANDO SANTOS CORREIO
RESUMO: O processo de transferência de tecnologia e a relação universidade-empresa (TTUE) tem sedo discutidos no Brasil com grande frequência nos últimos anos. Apesar de avanços promovidos pelas leis 10.973/2004 e 13.243/2016, uma diversidade de barreiras na promoção da TTUE são comuns nas Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação do país. Esse artigo apresenta um relato de experiencia da utilização de estratégias para tornar uma tecnologia desenvolvida pela universidade em uma inovação mercadológica, ou seja, promover a TTUE. A partir da descrição das ações do Núcleo de Transferência de Tecnologia e Captação de Recursos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e do grupo de Bioprodutos e Processos Aplicados à Nutrição Humana da UFRB para colocar uma tecnologia patenteada no mercado, discutiu-se essas ações correlacionando-as à prática e debatendo-as com base na literatura científica que discorre sobre as estratégicas que podem ser adotadas para ascender ao mercado um produto inovador com potencial mercadológico.
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E A MATURIDADE DAS PESQUISAS NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – ICTS NO BRASIL
AUTORES: LARISSE ARAÚJO LIMA, LINCOLN PINHEIRO OLIVEIRA, LUIZA XAVIER DA SILVA TENÓRIO, SARAH SAMPAIO PY-DANIEL, THIAGO LARA FERNANDES, GRACE FERREIRA GHESTI, MARCIO LIMA DA SILVA
RESUMO: O desenvolvimento tecnológico oriundo das Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica – ICTs têm se caracterizado como um grande desafio junto ao processo de inovação. Se por um lado o país conta com o apoio das ICTs para promover o contínuo crescimento tecnológico e o desenvolvimento de novas tecnologias que supram o gap mercadológico, por outro lado essas experimentam as dificuldades dos entraves no desenvolvimento das pesquisas. Escassez de recursos e carência de apoio do setor industrial em tecnologias em estágios iniciais são algumas das barreiras encontradas por pesquisadores. O presente estudo busca analisar o desenvolvimento tecnológico e as pesquisas oriundas nas ICTs bem como as ações mediatórias tais como as parcerias com o setor industrial; a promoção e o apoio ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação assim como o apoio à transferência de tecnologia como forma de minimização dos obstáculos durante o desenvolvimento de novas tecnologias.
TÍTULO: DIAGNÓSTICO PRELIMINAR DO POTENCIAL DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA (IG) DO MORANGO DE BRAZLÂNDIA NO DISTRITO FEDERAL AUTORES: ALESSANDRO AVENI, LUIZ CARLOS REBELATTO DOS SANTOS, ESTELA A. RIBEIRO, SÂNYA LÉA ALVES ROCHA LOPES, CLÁUDIO RODRIGUES TAVARES CORREIO
RESUMO: O presente artigo busca a verificação do potencial de registro da região de Brazlândia no Distrito Federal como uma indicação geográfica para a produção de morangos. O cultivo do fruto na região ocorre de forma tradicional e o produto possui características típicas advindas do clima e do solo. O estudo baseou-se na percepção dos produtores locais de morango da região de Brazlândia sobre a importância e necessidade de um diferencial que agregasse valor mercadológico e vantagem competitiva aos seus produtos. Buscou-se verificar a atuação do grupo na comunidade local e a homogeneidade de qualidades do produto.
TÍTULO: DISSEMINAÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO ESTRATÉGIA PARA POLÍTICAS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: O CASO DO SISTEMA PERNAMBUCANO DE INOVAÇÃO (SPIN)
AUTORES: EDUARDO ANDRADE BEMFICA, ANDRÉ MARQUES CAVALCANTI
RESUMO: A disseminação do conhecimento em Propriedade Intelectual (PI) entre todos os atores que compõem o Sistema Regional de Inovação (SRI) é essencial para a promoção de uma cultura dentro dos negócios inovadores. Este trabalho busca propor ações de disseminação do conhecimento em PI para as instituições que compõem o Sistema Pernambucano de Inovação (SPIn) mapeadas no documento Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco 2017 – 2022 (ECT&I-PE). A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, considerando as dimensões dos sistemas regionais de inovação discutidas por Souza Júnior (2014): científica, tecnológica, intermediação, capacitação e gestão empresarial, financiamento e governança, agrupando-se às instituições do SPIn dentro de cada uma das dimensões. Como resultado, foram realinhados aos seis eixos estratégicos do documento que nortearam as propostas para o fomento de políticas públicas destinadas à inovação por meio da disseminação do conhecimento em PI junto ao SPIn.
TÍTULO: EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL. COMPARAÇÃO DE METODOS
AUTORES: ALESSANDRO AVENI, DE MELLO
RESUMO: O trabalho foi desenvolvido com uma pesquisa bibliográfica para fazer uma analise comparativa de propostas e metodologias de ensino de empreendedorismo utilizadas no Brasil. O estudo analisa  quatro casos, de ensino para crianças e adolescentes. e faz uma análise das propostas de ensino de empreendedorismo para crianças e adolescentes vulneráveis. Buscou-se modelos de autores e de instituições referenciados para ter uma amostra significativa e as informações foram avaliadas com base no método de classificação de autores americanos do Babson College. O objetivo de analisar quais propostas poderiam ser aproveitadas no ensino de empreendedorismo para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade não deu resultado satisfatório. O resultado aponta que a proposta SEBRAE é a melhor, porém não tem foco possui foco voltado a esta população carente. O segmento de alunos em situação de risco é um segmento sensível a uma proposta que nesse momento parece ofertada somente para instituições do terceiro setor.
TÍTULO: ENERGIA EÓLICA NA BAHIA – SEUS PARQUES E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MATRIZ ENERGÉTICA DO ESTADO
AUTORES: THIAGO MESSIAS CARVALHO SOARES, CIDINEI PAULO
CAMPOS
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo apresentar a energia eólica e sua contribuição para a matriz energética do estado da Bahia para fornecimento de energia elétrica. Em face dos problemas ambientais, à incidência nos últimos anos de períodos de seca, principalmente aqui no Brasil, tem havido o comprometimento de energia elétrica oriundas das hidroelétricas. Assim, o uso de fontes energéticas renováveis, como no caso da energia eólica, tem demonstrado ser uma alternativa viável e, sobretudo, limpa, causando menor impacto ambiental. Para este estudo, foram levantados dados nos órgãos competentes (ANEEL, CHESF, ABEEólica, dentre outros) que mostram que em 2013 a contribuição para o sistema energético baiano de 3,36% de megawatts gerados eram oriundos da força dos ventos e que projeções indicam que já em 2020 o estado superará os demais, alcançando 5,9 Giga Watts. Ademais, o território da Bahia favorecido pela qualidade e quantidade de seus ventos combinado com as características do sistema eólico criam um cenário ideal para expansão e investimentos em energia eólica.
TÍTULO: ENSINO E EMPREENDEDORISMO: O PROJETO NOVOS TALENTOS DA UNIVERSIDADE DE BRASILIA
AUTORES: ALESSANDRO AVENI, ANDREI SIMAO DE MELLO, LEANDRO RODRIGUES DOROTEU, DALIANE FIRMINO DE MEDEIROS
RESUMO: O trabalho relata o projeto e os resultados deste no ensino de empreendedorismo em uma escola de ensino médio do Distrito Federal com apoio da Universidade de Brasilia (UnB). A UnB desenvolveu um projeto de ensino de empreendedorismo no Programa Novos Talentos da CAPES e produziu um curso para adolescentes que foi testado na escola pública CEAM da Asa Norte em Brasilia-DF. Os resultados mostram que houve um enfoque acadêmico desnecessário, mas que o curso para alunos e professores foi bem sucedido, pois foi desenvolvido com atividades de ensino e extensão. Os alunos participaram de uma feira de empreendedorismo e atividades de jogos costuradas para ensino de mepreendeorismo. O projeto não foi retomado sucessivamente.
TÍTULO: ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE IMPLANTAÇÃO DE UM PARQUE TECNOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ
AUTORES: WELITON MONTEIRO PERDOMO, EDIONE MAGALHÃES
MOTTA, MARCIO LIMA MOTTA, MARCELO FARID PEREIRA, PEDRO
FONSECA CAMARGO
RESUMO: Parques Tecnológicos são mecanismos complexos, porém eficazes na promoção do desenvolvimento econômico e, como tal, percebe-se uma lacuna no Brasil, cujo desenvolvimento desses habitats ainda é incipiente. Diante desse contexto, este trabalho pretendeu levantar dados que sustentem a adequação de implantação, ou não, de um Parque Tecnológico no município de Paranavaí. Como procedimentos metodológicos, primeiramente realizou-se uma fundamentação teórica acerca de Parques Tecnológicos e posteriormente a caraterização da região objeto do estudo. Utilizou-se como norteadora a metodologia sugerida por Zouain e Plonski, restringindo-se a estruturação das três primeiras etapas de implantação de um Parque Tecnológico e nesta fase realizou-se uma verificação quanto ao atendimento dos requisitos de implantação de um Parque Tecnológico, com base em buscas documentais sobre o município de Paranavaí. As análises permitiram concluir que na região, ainda há certa carência em relação ao atendimento de todos os requisitos necessários para a implantação de um Parque Tecnológico.
TÍTULO: ESTUDO DE PROSPECÇÃO DA APLICAÇÃO DO CARVÃO ATIVADO PARA REMEDIAÇÃO DE EFLUENTES
AUTORES: DANILO HENRIQUE DA SILVA SANTOS, GLEYBHSON FELIPE DOS SANTOS ALVES, LUCAS MEILI, JOSEALDO TONHOLO, CARMEM
LÚCIA DE PAIVA E SILVA ZANTA
RESUMO: As práticas agrícolas, descargas industriais e do ser humano desempenham um papel importante na geração de águas residuais altamente contaminadas, que se tornam uma ameaça ao meio ambiente. A persistência de muitos desses compostos, aos tratamentos convencionais fez com que, nos últimos anos, inúmeros esforços tenham sido dedicados à proposta de sistemas de tratamento que permitam a remoção desses contaminantes. Nesse sentido, o presente estudo consistiu em avaliar o potencial da utilização do carvão ativado como agente de remediação desses efluentes através de um estudo de prospecção em bases de dados cientificas e tecnológicas. De acordo com os dados recuperados o Brasil é líder em publicações cientificas entre os países latino americanos e o 13ª a nível mundial, conforme as bases Scielo e Scopus, respectivamente. De modo geral, um número significativo de patentes foi recuperado para este tema evidenciando o crescente interesse no desenvolvimento em tecnologias nessa área.
TÍTULO: ESTUDO DE PROSPECÇÃO EM QUÍMICA COMPUTACIONAL
AUTORES: ERIC JOSE BRAGA FERREIRA, PEDRO VITOR DOS SANTOS,
JULIO COSME SANTOS DA SILVA
RESUMO: A química computacional é uma área em constante crescimento, fazendo uso de métodos de química quântica e de mecânica molecular para analisar um problema químico e contribuir para sua resolução. Por se apresentar como alternativa de baixo custo, a química computacional tem sido uma ferramenta atrativa para diversas áreas além da química, como engenharia, materiais e biologia. Mesmo tendo aplicabilidade na indústria, o campo atual de PI não tem recebido muita atenção destes profissionais. Portanto, o trabalho teve o intuito de abordar este cenário, junto ao científico, através da utilização de tal ferramenta para o depósito de patentes em diferentes áreas de conhecimento ao longo das últimas décadas. O levantamento de dados evidenciou uma realidade negativa nestes cenários, que não era o esperado.
TÍTULO: ESTUDO DE PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE EMBALAGENS ATIVAS PARA VEGETAIS
AUTORES: DEBORA LIMA, PAULINE REIS COSTA, CLINSTON PAULINO,
JOSEALDO TONHOLO, SÍLVIA UCHOA, TICIANO GOMES, ADRIANA
RIBEIRO
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo mapear o desenvolvimento científico e tecnológico de embalagens ativas para vegetais. A partir da identificação de documentos de patentes e de artigos, foi realizada uma análise do cenário tecnológico sobre o tema, com identificação e apreciação da evolução ao longo do tempo, para apontamento da dinâmica deste mercado em diversas partes do mundo. Para tanto, foram realizadas buscas em bases de patentes e de artigos, a partir de um conjunto de palavras chave selecionadas. As bases utilizadas foram o software Questel Orbit, que identificou 620 patentes e o Scopus, com 350 artigos, a partir das quais foram realizadas análises e projeções apresentadas nos gráficos. Por fim, a junção de palavras-chave e os principais códigos IPC permitiram uma análise mais direcionada às tecnologias de embalagens ativas, com vistas à identificação de tendências e direcionamento de mercado.
TÍTULO: ESTUDO DO MONITORAMENTO DAS APLICAÇÕES
TECNOLÓGICAS DA PROSOPIS JULIFLORA (ALGAROBA)
AUTORES: ALAIN CHARLES DE MELO ALVES, JACYELLI CARDOSO
MARINHO DOS SANTOS, JOSÉ NILTON SILVA
RESUMO: A prosopis juliflora (algaroba) é uma espécie que foi introduzida no Brasil por volta da década de 40. A planta apresenta uma aplicabilidade bastante elevada resultando em produtos diversificados como biocombustíveis e alimentos. Esse artigo trata de um estudo prospecção tecnológica sobre a algaroba, usando patentes como fontes de informações. Para levantamento das informações foram utilizados termos chaves na plataforma PatentInsparation®. Foram realizadas análises “macro”, “meso” e “micro”, com o objetivo de levantar as principais características tecnológicas. A busca resultou em 43 patentes que foram analisados sobre os aspectos, quantitativos, cronológicos, países depositantes e instituições detentoras. Após realizar uma filtragem duas patentes de interesse foram selecionadas, abordando tecnologias sobre a produção de etanol e a aguardente. O monitoramento apontou que poucas são as tecnologias protegidas nos últimos 20 anos sobre o tema e quando se trata das tecnologias de interesse apenas duas patentes foram encontradas.
TÍTULO: ESTUDO E MONITORAMENTO DA GERAÇÃO DE TECNOLOGIAS UTILIZANDO PLANTAS DO GÊNERO JATROPHA
AUTORES: ARIANNE DE FREITAS BARROS SOARES, JOSÉ NILTON SILVA RESUMO: O presente trabalho aborda o estudo e monitoramento da geração de tecnologias desenvolvidas a partir da utilização de espécies do gênero Jatropha, baseado na busca de informações nos principais bancos de patentes. O levantamento das informações foi realizado por meio da plataforma PatentInspiration®, aplicando como critério de busca as palavras-chaves “Jatropha”, “Jatropha gossypiifolia”, “Jatropha curcas” e “Jatropha mollissima”. Foram realizadas análises “macro”, “meso” e “micro”, com o objetivo de levantar as principais características relacionadas ao desenvolvimento tecnológico a partir do uso de espécies de plantas do gênero Jatropha.
TÍTULO: ESTUDO E MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DA DESPOLIMERIZAÇÃO DO PET
AUTORES: CAIO CEFAS DA NÓBREGA SOUZA, EDILÂNIA SILVA DO
CARMO, JULIANA ARAÚJO MARQUES FRANÇA, JOSÉ NILTON SILVA
RESUMO: Este artigo trata do estudo e monitoramento tecnológico sobre a despolimerização do PET, usando patentes como fontes de informações. O levantamento das informações foi realizado utilizando a plataforma Questel Orbit®, aplicando como entrada as palavras-chaves para as buscas “despolimerização”, “Politereftalato de etileno”, “PET”, “Poly(ethylene therephthalate)” e “depolymerization”. Foram realizadas análises “macro”, “meso” e “micro”, com o objetivo de levantar as principais características tecnológicas relacionadas ao campo de pesquisa.  Os principais processos para despolimerização do PET estão a hidrólise, glicólise, aminólise, amonólise e metanólise. Tais tecnologias constituem a reciclagem terciária ou reciclagem química do PET.
TÍTULO: ESTUDO E MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DA UTILIZAÇÃO DO ULTRASSOM EM PROCESSOS QUÍMICOS E COM MEMBRANAS
AUTORES: THIAGO RODRIGO BARBOSA BARROS, VALDIRIO ALEXANDRE GADELHA SEGUNDO, CAIO CEFAS DA NOBREGA SOUZA, JOSÉ NILTON
SILVA
RESUMO: Este artigo refere-se ao estudo de monitoramento da geração tecnológica no desenvolvimento de processo utilizando ultrassom, a partir da pesquisa de informações nos principais bancos de patentes. Para levantamento das informações foi utilizada a plataforma Questel Orbit®, aplicando como entrada as palavras-chaves para as buscas “sonoquímica”, “ultrassom”, “membranas”, “polimérica”. Foram executadas análises “macro”, “meso” e “micro”, com o objetivo de levantar as principais características tecnológicas relacionadas ao processo utilizando ultrassom ao longo dos últimos anos. Dentre as áreas de tecnologias relacionadas ao Ultrassom, a que mais se destacou foi Engenharia Química na preparação e utilização do ultrassom em membranas poliméricas, somando 19 % do total. A principal matéria-prima utilizada para a produção/aplicação juntamente com o ultrassom foi o polímero polieterimida, com destaque também para celulose.
TÍTULO: ESTUDO E MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DE TECNOLOGIAS ASSOCIADAS A SUPERFÍCIES HIDROFÓBICAS
AUTORES: THIANNE SILVA BATISTA, VALDIRIO ALEXANDRE GADELHA SEGUNDO, JOSÉ NILTON SILVA
RESUMO: Este artigo aborda um estudo de monitoramento tecnológico no desenvolvimento de superfícies com caráter hidrofóbico com diversas áreas de aplicações. Para levantamento das informações foi utilizada a plataforma Questel Orbit® que direciona buscas em documentos de patentes, sendo aplicado como palavras-chaves: “Hidrofóbica”, “superfície”, “revestimento”, “sílica” e “polímero”. Foram feitas as análises “macro”, “meso” e “micro”, para obtenção das principais características tecnológicas referentes aos tipos de instituições, aos países e as áreas de atuação que apresentam os maiores números de patentes ao longo dos anos. Dentre as áreas de aplicação, destacam-se as áreas métodos de revestimento, técnicas de produção e síntese e composição. A principal matéria-prima utilizada para a produção/aplicação foram os compostos orgânicos, com destaque também para os poliméricos.
TÍTULO: ESTUDO E MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DO TRATAMENTO DE EFLUENTES POR ELETROCOAGULAÇÃO
AUTORES: THALYS DE FREITAS FERNANDES, CAIO CEFAS DA NÓBREGA SOUZA, GERÔNIMO BARBOSA ALEXANDRE, JOSÉ NILTON SILVA
RESUMO: Este artigo aborda um estudo de monitoramento tecnológico da eletrocoagulação, usando patentes como fontes de informações. Para levantamento das informações foi utilizada a plataforma Questel Orbit®, aplicando como entrada as palavras-chaves para as buscas: “eletrocoagulação”, “tratamento de água” e “alumínio”. Foram realizadas análises “macro”, “meso” e “micro”, com o objetivo de levantar as principais características tecnológicas relacionadas ao tratamento de efluentes líquidos por eletrocoagulação. A principal aplicação mencionada à eletrocoagulação ocorre na área de remoção de contaminantes. As outras áreas de destaque encontradas foram as de processos integrados, com nove patentes, em que sete delas discorrem sobre a conjugação da eletrocoagulação com a eletroflotação, sistemas contínuos e descontínuos, com seis patentes, sendo uma enfatizando o sistema contínuo e cinco os sistemas descontínuos. Dentre as tecnologias relacionadas a eletrocoagulação, a que mais se destacaram foram as de Fenômenos de Superfície e Tecnologia Ambiental, somando 55,36% do total.
TÍTULO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS TECNOLOGIAS QUE AUXILIAM AS ATIVIDADES DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS (IGS)
AUTORES: LUIZ ANTÔNIO DA SILVA GONÇALVES, MAX DAVI DANTAS
MATOS, BETHÂNIA DE ARAÚJO ALMEIDA, HUGO PEREIRA CARDOSO
SABA
RESUMO: Indicação Geográfica é usada para identificar a origem de produtos ou serviços advindos de locais que tenham se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem. A IG é uma alternativa para o desenvolvimento do território, contribuindo para a agregação de valor à cadeia produtiva e ao comércio local e regional. O presente artigo tem como objetivo realizar uma prospecção tecnológica do panorama mundial de patentes depositadas, visando identificar as tendências tecnológicas relacionada ao auxílio de IG’s, mais especificamente os Players envolvidos. A metodologia desta pesquisa empregou a busca na base de dados do banco de patentes do Questel-Orbit, encontrou um total de 47 patentes depositadas no período entre 1985 a 2018. Os resultados mostram que as tecnologias voltadas para o desenvolvimento destes produtos estão depositadas em sua maioria na China e em sua maioria ocorreram no ano 2016, ano em que a China recebeu em seu Escritorio Estatal de Propriedade Intelectual (SIPO) um numero recorde de solicitações de registros de patentes, chegando a 1,3 milhões.
TÍTULO: ESTUDO PRÉ-PROSPECTIVO PARA ROADMAP TECNOLÓGICO
SOBRE RÁDIO COGNITIVO: EVOLUÇÃO CIENTÍFICO-PATENTÁRIA ENTRE 1970-2017
AUTORES: ANDRADE JOSÉ LUIZ ANDRADE
RESUMO: Avanços tecnológicos como digitalização das camadas físicas nos meios de comunicação tem promovido grande impacto na sociedade mundial em curto período de tempo. Nos últimos anos, complexos desafios propostos pela Era do Conhecimento incluem equilibrar o aumento exponencial de novos usuários a um espectro eletromagnético limitado se utilizado de forma convencional, como ocorre na atualidade. O Rádio Cognitivo emerge como uma tecnologia habilitadora para o uso eficiente e dinâmico do espectro, capaz de elevar os parâmetros de qualidade do serviço, ampliar o grau de confiabilidade e de plena utilização espectral. Este artigo explora tendências apontadas pelo estudo finlandês, Trial Cognitive Radio Innovation Landscape, no período 1970-2011 e monitora a evolução tecnológica entre 2012 e 2017. A análise bibliométrica permite antecipar crescente maturidade em domínios como spectrum sensing, cognitive & Spectrum sensing e dynamic spectrum sharing/management e intenso esforço inovativo em white space & LTE, cognitive & LTE e cognitive & smart antenna.
TÍTULO: ESTUDO PROSPECTIVO DAS PATENTES DE RESVERATROL NA
INDUSTRIA FARMACEUTICA
AUTORES: GUILHERME DA MATA QUINTELLA, MAYLA ROHWEDER,
CRISTINA M. QUINTELLA
RESUMO: Este estudo trata da prospecção tecnológica sobre o uso do resveratrol na indústria farmacêutica. Essa substância é extraída principalmente da casca da uva e estudos mostram sua eficácia na área da saúde. Dentre suas funções estão o efeito anti-envelhecimento, anti-oxidante e equilíbrio lipídico. Suas patentes estão classificadas no IPC sob os códigos A61K, A61P e A61Q. A pesquisa realizada levantou as patentes do resveratrol nesses grupos no banco de dados Questel, onde foram identificados quatro grandes grupos de parentes que variam quanto à aplicação e a finalidade terapêutica. A análise destes grupos identificou comportamentos individuais e globais. Incluindo as tendências de contínuo desenvolvimento desta tecnologia, e as correlações entre o desenvolvimento tecnológico e a exploração comercial. Também foi levantado o perfil dos cinco maiores jogadores do setor. Concluímos que a prospecção tecnológica é compatível com os estudos de mercado existentes, e que existe um enorme potencial de crescimento do setor.
TÍTULO: ESTUDO PROSPECTIVO E TECNOLÓGICO DA CELULOSE COM ÊNFASE EM NANOCELULOSE E CATÁLISE
AUTORES: GRACE FERREIRA GHESTI, MUNIQUE GONÇALVES
GUIMARÃES, RAFAEL BENJAMIN WERNEBURG EVARISTO, JULIO LEMOS DE MACEDO, PAULO GUSTAVO BARBONI DANTAS NASCIMENTO
RESUMO: A celulose é o constituinte da biomassa mais abundante do mundo e é composta por biopolímeros de glicose. Um estudo prospecctivo sobre celulose com ênfase em nanocelulose e catálise é apresentado sob duas perspectivas: indicadores tecnológicos baseados em documentos patentários e indicadores científicos baseados em artigos científicos indexados. Foram encontrados um total de 190615 documentos patentários relacionados a celulose, sendo que 47,6% desse valor está compreendido no período de 2012- 2016, sendo majoritariamente depositadas pela China e Estados Unidos. A fim de agregar valor a celulose, a nanocelulose tem apresentado destaque nas áreas de química e de materiais nos últimos anos. Dentre os subdomínios, a nanocelulose aplicada a catálise ainda apresenta baixa maturidade tecnológica. Este trabalho avalia os indicadores desta baixa maturidade e estabelece perspectivas.
TÍTULO: ESTUDO PROSPECTIVO E TECNOLÓGICO DA GERAÇÃO DE SYNGAS UTILIZANDO CATALISADORES
AUTORES: MUNIQUE GONÇALVES GUIMARÃES, GRACE FERREIRA
GHESTI, CAMILA LISDALIA DANTAS FERREIRA
RESUMO: Com a crescente conscientização sobre o aquecimento global, o aumento do preço e escassez dos combustíveis, é necessário pesquisar e desenvolver fontes de energia alternativas. Uma possível fonte substituta é a biomassa, que apresenta grande quantidade de energia que é perdida durante o processo de decomposição. O biogás é fonte de energia abundante, não poluidora, barata e que não compete por espaço com outras culturas e nem com a produção alimentícia. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo prospectivo que retrate o estágio das pesquisas na área. Foram eleitas as seguintes combinações de palavras para o estudo: “biogas”, “syngas” e “syngas and cataly*”.O trabalho concluiu que as pesquisas sobre syngas e catálise apresentam baixa maturidade e que existe bastante espaço para desenvolvimento tecnológico nessa área incentivado, muita vezes, por políticas públicas específicas em diversos países.
TÍTULO: ESTUDO PROSPECTIVO EXPLORATÓRIO DAS PATENTES DE MÉTODOS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA APLICADOS AO MERCADO
FINANCEIRO
AUTORES: VITOR M. QUINTELLA, CRISTINA M. QUINTELLA, ANTÔNIO
FRANCISCO A. SILVA JUNIOR, CRISTIANO DE OLIVEIRA HORA FONTES
RESUMO: Foi realizado um estudo de prospecção tecnológica do uso da tecnologia de aprendizagem de máquina aplicada a negociação e investimento financeiro. Foi identificado um pico de registros em 2016 que se mantêm até o presente. As principais aplicações foram orientadas a identificação de outliers e a realização de feature selection e clustering. Nenhuma empresa foi identificada que tenha como atividade-fim atuar no mercado financeiro, indicando a existência de estratégias de manutenção de segredo de negócio. A China e os EUA se mostraram como maiores produtores e consumidores da tecnologia. Foi verificado o rápido crescimento do mercado e a possibilidade de amadurecimento da tecnologia diante do cenário de rápido desenvolvimento de ferramentas de alto processamento e de manutenção de extensas bases de dados.
TÍTULO: ESTUDO PROSPECTIVO RELATIVO AO USO DO FRUTO COCO
COMO MATÉRIA PRIMA PARA FABRICAÇÃO DE COSMÉTICOS
AUTORES: ISABELLA SAMPAIO, SOLANGE FERREIRA, PAULO JUIZ
RESUMO: O coco é considerado um fruto de grande importância socioeconômica, com multifuncionalidade pois é fonte de matéria-prima para diversos ramos industriais como agroindústrias, têxteis, cosméticos e farmacêuticos. Apesar do potencial aproveitamento do fruto como um todo, seu uso está mais concentrado à área alimentícia. Assim, este estudo teve como objetivo realizar um levantamento de informações sobre patentes relacionadas ao uso do coco como matéria prima para fabricação de cosméticos. Utilizando a base de busca de patentes Orbit Intelligence percebeu-se que países asiáticos lideram o ranking de investimentos nesta área e que apesar do Brasil ser considerado um grande produtor de coco, e também possuir uma área geográfica adequada, ainda precisa de grandes investimentos para implementar produção direcionada à área de cosméticos.
TÍTULO: ESTUDO PROSPECTIVO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BIOMASSA PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA
DESCENTRALIZADA
AUTORES: LUIZA XAVIER DA SILVA TENÓRIO, LINCOLN PINHEIRO OLIVEIRA, SARAH SAMPAIO PY-DANIEL, THIAGO LARA FERNADES, MARCIO
LIMA DA SILVA, GRACE FERREIRA GHESTI
RESUMO: A produção de biomassa no mundo representa milhões de toneladas e uma pequena parte desse resíduo é convertida em energia. Atualmente, o Brasil produz cerca de 900 milhões de toneladas de biomassa, com projeção para 1402 milhões de toneladas até 2030. Isso representa uma grande oferta para a produção de energia descentralizada, entretanto as quantidades de patentes nessa área no Brasil são pequenas quando comparada com países como China e Alemanha. Esses dois países possuem 485 e 349 famílias de patentes no banco de dados ORBIT, respectivamente, enquanto no Brasil são encontrados 73 documentos patentários no sítio do INPI relativos a tecnologias relacionadas à biomassa para a produção de biogás. Sabe-se que é uma tecnologia extensivamente comercializada e de baixo custo, porém merece atenção em diversas questões pertinentes a aspectos técnicos.
TÍTULO: ESTUDO PROSPECTIVO SOBRE SISTEMA DE CONTROLE E
ACELERAÇÃO EM ELEVADORES
AUTORES: GISELE CRISTINA BORGES, ANA CAROLINA NERVA BLUMM, EDUARDO HENRIQUE DA SILVA FIGUEIREDO MATOS, CAROLYNE
CAETANO GONÇALVES, WINA ELEANA LAGES PEREIRA, ROOSEVELT
TOMÉ SILVA FILHO, PAULO GUSTAVO BARBONI DANTAS NASCIMENTO,ADRIANA REGINA MARTIN
RESUMO: O presente estudo pretende mostrar por meio da prospecção tecnológica uma análise comparativa e analítica de tecnologias que utilizam arquiteturas reconfiguráveis com sistemas de controle e aceleração para o controle do tráfego de usuários em elevadores comerciais, visando reduzir o tempo de espera de viagem dos usuários e diminuir o consumo de energia. Para esse levantamento, foram realizadas pesquisas na base de patentes Patentscope WIPO, consultas na base de artigos Web of Science, bem como uma análise de mercado e avaliação da maturidade tecnológica desse sistema de controle. A patente registrada no INPI pela Universidade de Brasília sob o nº PI 9500121-1, foi usada como objeto de estudo. Foram encontradas 662 patentes e 113 artigos através de buscas por palavras-chave, sugerindo que essa tecnologia está madura e, portanto, bem estabelecida no mercado, assim foram sugeridas novas aplicações para a tecnologia de forma a justificar a manutenção da patente, além de uma análise SWOT demonstrando os pontos fracos e fortes da tecnologia.
TÍTULO: FITORREMEDIAÇÃO DE SOLO CONTAMINADO POR METAIS
PESADOS
AUTORES: MARISSOL LEITE, ELENARA PEREIRA VENTURA GUAJAJARA, SANDERSON SILVA, WESLEY LIMA DA SILVA, SIDNEI CERQUEIRA DOS
SANTOS
RESUMO: A fitorremediação é uma técnica que utiliza plantas para remediar áreas contaminadas com metais pesados. Esta técnica possui grande vantagem devido à alta diversidade de vegetais que podem ser encontrados na natureza. Este trabalho teve como objetivo fazer o levantamento tecnológico dos métodos de fitorremediação usados na recuperação de ambientes impactados por metais pesados. A pesquisa foi realizada nos bancos de dados de patentes do Escritório Europeu de Patentes (Espacenet®) e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), utilizando as palavras-chave: remediação, planta, solo, metal pesado, recuperação e fitorremediação, e os códigos B09C1/00 e A01H5/00 da Classificação Internacional de Patentes. A China foi o destaque nesta pesquisa, apresentando os principais inventores e universidades detentoras de patentes, tendo o auge de depósito no ano de 2009. A técnica de fitorremediação mais utilizada foi a fitoextração. As tecnologias fitorremediadoras se mostram bastante promissoras para atender o mercado que é cada vez mais exigente e preocupado com os impactos ambientais.
TÍTULO: FONTES DE FOMENTO À INOVAÇÃO APLICADAS AO POLO DE
INFORMÁTICA DE ILHÉUS, BA
AUTORES: RAFAELE PAZ COMIN, MARCELO SILVA BORGES, MARILÍS
PEREIRA MOURA, SILVIO LUIS COMIN, GESIL SAMPAIO SEGUNDO
RESUMO: O presente artigo aborda a efetividade de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação a partir de levantamento e análise das principais fontes de financiamento e incentivos à inovação em um polo industrial relacionado a setor considerado prioritário. O trabalho realizou uma pesquisa exploratória como forma de pesquisa bibliográfica possibilitando uma abordagem da inovação sob a perspectiva da regulamentação e do financiamento governamental, aferindo-se o papel do governo nesse processo e das instituições beneficiadas pelo governo quanto à forma como elas se utilizam desse financiamento, sobretudo as empresas instaladas no Polo de Informática de Ilhéus – BA. Conclui-se que políticas públicas de incentivos, se não aliadas a outras ações não são suficientes. Não há desenvolvimento regional sem ações coordenadas pelas diversas esferas do poder público que possam garantir que as empresas tenham todas as condições para seu crescimento.
TÍTULO: FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA A PROPRIEDADE
INTELECTUAL
AUTORES: CÉLIA REGINA SIMONETTI BARBALHO, ADELAIDE MARIA DE SOUZA ANTUNES
RESUMO: Examina as questões inerentes a formação de competências para propriedade intelectual a luz do modelo executado pelo Japão desde 2002. Discute as implicações da Teoria da Competência com especial foco na Teoria do C.H.A. Aborda os aspectos intrínsecos à formação para a propriedade intelectual, sobretudo em função da economia contemporânea ser baseada em conhecimento e na inovação. Assume que tal formação é multifacetada, multidisciplinar e multinacional em vista da ampla perspectiva que ela envolve. Discorre sobre as dimensões das estratégias formadoras do modelo adotado pelo governo japonês no âmbito do ensino infantil, fundamental, médio e superior adotados para conduzir o Japão ao papel de protagonista na sociedade do conhecimento.
TÍTULO: FORMAS DE TRANSBORDAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA E SEUS IMPACTOS NA DINÂMICA SOCIOECONÔMICA – O ESTUDO
SOBRE NOVOS TENSOATIVOS NA RECUPERAÇÃO AVANÇADA DO
PETRÓLEO
AUTORES: CAIO VICTOR MACÊDO PEREIRA, LEANDRO DE SOUZA
RODRIGUES, CARLOS ALEXANDRE CAMARGO DE ABREU
RESUMO: As universidades e instituições de pesquisa têm no Brasil um papel importante no processo de inovação, já que as mesmas dispõem de capital intelectual.  Na busca de que as pesquisas possam apresentar soluções para os problemas existentes, este artigo discute estratégias para transbordá-las para o mercado. Com intuito que o objeto de estudo, a pesquisa “Obtenção de novos tensoativos na recuperação avançada de petróleo” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), se tornasse uma inovação, este artigo a direcionou para Inovação Aberta, pois foi verificado que a indústria de recuperação do petróleo precisa de colaboradores externos. O artigo tem natureza exploratória e descritiva, tendo sido avaliado a vantagem econômica dessa tecnologia advinda da pesquisa frente a outros métodos e os mercados impactados no Brasil e no Rio Grande do Norte (RN).
TÍTULO: GAMIFICAÇÃO DO APRENDIZADO: UMA ESTRATÉGIA PARA
DIVULGAÇÃO DOS NITS
AUTORES: RENATA FARIAS FERNANDES, MARIANA CHAVES ANTENOR, JULIANA SANTOS ANDRADE, MARTÔNIO MENDES LEITÃO BARROS
FILHO, NATHALIA CAVALCANTE SOUSA MENEZES, ANDRÉ LUIZ
CARNEIRO DE ARAÚJO CORREIO
RESUMO: A Lei de Inovação, promulgada em 2014, estabeleceu a criação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) nas Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs). Dentre suas competências, o NIT deve possuir habilidade para cooperar com o ambiente interno (ICT) e o ambiente externo (empresas e demais atores do ecossistema de inovação). Contudo, o principal desafio tem sido buscar ser conhecido e reconhecido diante da sociedade. Para isso foi desenvolvido um game, a partir de uma metodologia que utiliza estratégias de ensino aplicadas à gamificação, com o objetivo de difundir o papel dos NITs e proporcionar aos participantes simulação de atividades similares às realizadas pelos Núcleos dentro da estrutura das ICTs. Conclui-se que a gamificação é um excelente instrumento de disseminação do conhecimento, principalmente para o público mais jovem. Grande parte dos participantes que brincaram no jogo tiveram oportunidade de conhecer a função dos NIT’s dentro de um ecossistema de inovação.