Sobre o ProspeCT&I

O I ProspeCT&I (2011) ocorreu com 213 participantes, de 42 organizações, de 18 estados (AL, BA, CE, DF, ES, GO, MS, MG, PA, PR, PB, PE, PI, RJ, RN, SC, SP, SE), 3 participantes de Portugal, 1 dos EUA e 1 da Espanha. Esta primeira edição permitiu o aprimoramento das ferramentas e competências dos recursos humanos que atuam em NIT e dos atores dos sistemas locais de inovação em prospecção tecnológica, transferência de tecnologia, valoração e elaboração de contratos por meio dos minicursos mão-na-massa com material didático em português. Permitiu também a ampliação e reforço das parcerias público-privadas embasadas em indicadores concretos de modelos de gestão tecnológica e de negociação com a presença da Petrobras, Embrapa, SENAI Nacional (Observatório), INPI, convidados estrangeiros (Parque Tecnológico de Univ. Aveiro, Instituto Superior Técnico de Portugal; FININVENTA; COTEC Portugal, Science Technology/EUA, Triz/Espanha, e Parque Tecnológico de Salvador e PADETEC Ceará).

O II ProspeCT&I (2012) teve 294 participantes inscritos e 93 organizações provenientes de 16 estados (AL; BA; CE; DF; ES; MA; MG; PB; PE; PI; PR; RJ; RN; RS; SE; SP). Teve ainda 6 países com 10 participantes internacionais (03 de Portugal, 02 da Espanha, 01 da França, 01 da Índia, 01 da Argentina e 02 dos EUA), com 59 trabalhos apresentados. Sua principal contribuição foi o lançamento do Portfólio 2012 de Propriedade Industrial (Rede NIT-NE e RENORBIO) e as rodadas de negociação por setor empresarial.

O III ProspeCT&I (2013) teve 235 participantes inscritos e 90 organizações participantes, com 58 trabalhos apresentados. Na ocasião foi lançado o Portfólio 2013 de Propriedade Industrial (Rede NIT-NE e RENORBIO) e realizadas rodadas de negociação por setor empresarial.

O IV ProspeCT&I (2014) foi realizado em Associação com o ENAPID, devido a neste ano ocorreram eventos internacionais no país, como a Copa do Mundo, que trouxeram dificuldades quanto à local disponível, datas, feriados relativos aos Jogos, entre outros. Ademais, o INPI estava passando por troca de Presidente e com forte restrição orçamentária. O ProspeCT&I visava aumentar sua capilarização no território nacional. Portanto, com a expectativa de criar sinergia entre eventos complementares, a Academia do INPI, em parceria com a Rede NIT-NE, decidiu realizar os eventos em conjunto. Ocorreu em Salvador, contou com a presença de especialistas internacionais da Alemanha, Índia e da Espanha financiados pelo Fund in Trust INPI/OMPI, teve 395participantes inscritos e 127organizações participantes, com 118 trabalhos apresentados.

O V ProspeCT&I (2015) foi realizado em Associação com o ENAPID, devido ao INPI estar ainda passando por troca de Presidente e com forte restrição orçamentária e ter sido considerada importante ainda manter a sinergia entre eventos. Contou com especialistas de Portugal, Espanha e dos Estados Unidos, que trataram respectivamente, de indicadores ligados ao uso de informação patentária, gestão estratégica dos processos inovativos e técnicas de mineração. A Posse do novo Presidente do INPI ocorreu durante o evento, no Rio de Janeiro, teve 268participantes inscritos e 94 organizações participantes, com 55 trabalhos apresentados.

O VI ProspeCT&I (2016) foi realizado em Associação com o ENAPID, devido ao INPI estar ainda passando por forte restrição orçamentária e ter sido considerada importante ainda manter a sinergia entre eventos. Ocorreu em Florianópolis, como estratégia para levar os eventos que são tradicionais do Rio de Janeiro e dos estados do Nordeste, para uma outra região do país, no caso a Região Sul , teve 325participantes inscritos e 132 organizações participantes, com 66 trabalhos apresentados.

Em 2017, de comum acordo em fev/17, durante reunião com o Presidente do INPI realizada no Rio de Janeiro, foi decidido separar os eventos, ficando o ProspeCT&I em Salvador em Agosto e o ENAPID no Rio de Janeiro em Setembro, visando aumentar o impacto na mobilização e articulação nacional da sociedade nos temas de interesse.

Em 29 de maio de 2017, na 33a reunião da Comissão Acadêmica Naiconal (CAN) e 31o Encontro de Pontos Focais, foi decidido por unanimidade que o ProspeCT&I passará a ser o evento nacional e internacional do PROFNIT, quando serão suspensas as aulas regulares presenciais e será vizualizado via web (canal de Youtube do PROFNIT).

O VII ProspeCT&I (2017) foi realizado já como Congresso Internacional do PROFNIT, deste modo reforçando sua vertente de disseminação da cultura e boas práticas de inovação, empreendedorismo e tecnologias sociais, favorecendo intensamente o intercâmbio entre pesquisadores nos âmbitos regional, nacional e internacional. O ISEG/UL/Portugal e o INPI/Portugal foram convidados e aceitaram compor a Comissão Organizadora deste evento internacional. Ocorreu em Salvador, contou com a presença de especialistas internacionais da Argentina, Brasil, Portugal e Uruguai, teve 302 inscritos de 107 organizações dos setores governamental (21), empresarial (32), setor acadêmico (51), e 03 ONGs, de 56 cidades de 22 estados do Brasil evidenciam o caráter nacional do evento e o caráter de tripla hélice, 23 palestras convidadas, e 135 trabalhos.

O VIII ProspeCT&I (2018) – II Congresso Internacional do PROFNIT, reforçou a disseminação da cultura e boas práticas de inovação, empreendedorismo e tecnologias sociais, favorecendo intensamente o intercâmbio entre pesquisadores nos âmbitos regional, nacional e internacional, organizado por PROFNIT/FORTEC e ISEG/UL/Portugal. Como evento satélite, ocorreu o XV Seminário Brasil-Portugal de Internacionalização de Empresas, Empreendedorismo, Inovação e a Transformação Digital. Ocorreu em Maceió, contou com a presença de especialistas internacionais de Brasil e Portugal, com mais de 400 participantes dos quais 363 estiveram inscritos de 129 organizações dos setores governamental (38), empresarial (19), setor acadêmico (71), e uma ONG, de 68 cidades de 24 estados do Brasil evidenciam o caráter nacional do evento e o caráter de tripla hélice, 3 conferências convidadas, 41 palestras convidadas, 158 trabalhos orais sob a forma de pitches, 3 reuniões de articulação, 1 Encontro dos Pontos Focais do PROFNIT/FORTEC, 3 visitas técnicas, V Workshop Tech Mining e Inovação, V Encontro das Pós-Graduações em PI&TT e Inovação, 10 Oficinas Mão-na-Massa e lançamento da Coleção PROFNIT/FORTEC e outros livros.

O IX ProspeCT&I (2019) – III Congresso Internacional do PROFNIT, reforçou a disseminação da culturahttps://profnit.org.br/x-prospecti-2020/ e boas práticas de inovação, empreendedorismo e tecnologias sociais, favorecendo intensamente o intercâmbio entre pesquisadores nos âmbitos regional, nacional e internacional, organizado pela UNB e PROFNIT/FORTEC. Ocorreu em Brasília, contou com a presença de especialistas internacionais de Brasil, China e Portugal, com mais de 300 participantes dos quais 234 estiveram inscritos de 99 organizações dos setores governamental (20), empresarial (26), setor acadêmico (52), e uma ONG, de 68 cidades de 24 estados do Brasil evidenciam o caráter nacional do evento, 1 conferência de abertura, 1 Diálogo Magno, 1 Abertura Oficial, 8 Painéis Temáticos, 19 palestras convidadas, 200 trabalhos orais, 176 trabalhos sob a forma de painéis, 3 reuniões de articulação, 1 Encontro dos Pontos Focais do PROFNIT/FORTEC, 04 Oficinas Mão-na-Massa, 06 Oficinas Pedagógicas do PROFNIT e lançamento da Coleção PROFNIT/FORTEC. 

O X ProspeCT&I (2020) – IV Congresso Internacional do PROFNIT, organizado pela rede PROFNIT Nacional com apoio dos 33 Pontos Focais, reforçou a disseminação da cultura e boas práticas de inovação, empreendedorismo e tecnologias sociais, favorecendo intensamente o intercâmbio entre pesquisadores nos âmbitos regional, nacional e internacional. Ocorreu à distância no formato on-line e contou com a presença de especialistas internacionais do Brasil, Portugal e França, com mais de 500 participantes, dos quais 461 estiveram inscritos de 142 organizações dos setores governamental (30), empresarial (30), setor acadêmico (81), e uma ONG, de 99 cidades de 23 estados do Brasil, o que evidencia o caráter nacional do evento com a seguinte programação: 1 conferência de abertura, 1 Diálogo Magno, 1 Abertura Oficial, 8 Mesas Redondas, 27 palestras convidadas, 168 trabalhos orais e 04 Minicursos.

O XI ProspeCT&I (2021) – V Congresso Internacional do PROFNIT, organizado pela
rede PROFNIT Nacional com apoio dos 32 Pontos Focais, reforçou a disseminação da
cultura e boas práticas de inovação, empreendedorismo e tecnologias sociais, favorecendo
intensamente o intercâmbio entre pesquisadores nos âmbitos regional, nacional e
internacional. Ocorreu todo sincronamente, mas no formato on-line, dada a Pandemia da
COVID-19. Contou com a presença de especialistas internacionais do Brasil e Portugal,
com mais de 600 participantes dos quais 571 estiveram inscritos de 198 organizações dos
setores governamental (61), empresarial (59), setor acadêmico (77) e uma ONG de 114
cidades de 25 estados do Brasil, o que evidencia o caráter nacional do evento com a
seguinte programação: 1 Oficina no Pré-evento, 1 Mesa de Abertura com autoridades e
Homenagem, 1 Conferência Magna, 8 Mesas-Redondas, 44 palestras convidadas, 120
trabalhos orais, 04 Minicursos e 01 Oficina Interativa. Todo o evento está disponível no
YouTube do PROFNIT (https://www.youtube.com/c/profnitbrasil), tendo tido um total de
05 vídeos de minicursos e 01 oficina para acesso exclusivo dos inscritos. I

Ano Participantes Trabalhos Apresentados Organizações participantes Local
I ProspeCT&I 2011 213 59 42 Salvador, BA
II ProspeCT&I 2012 294 59 93 Salvador, BA
III ProspeCT&I 2013 235 58 90 Salvador, BA
IV ProspeCT&I 2014 395 118 127 Salvador, BA
V ProspeCT&I 2015 268 55 94 Rio de Janeiro, RJ
VI ProspeCT&I 2016 325 66 132 Florianópolis, SC
VII ProspeCT&I 2017  302  135  107 Salvador, BA
VIII ProspeCT&I 2018 363 158 129 Maceió, AL
IX ProspeCT&I 2019 300 200 99 Brasília, DF
X ProspeCT&I 2020 500 168 142 YouTube PROFNIT Nacional
XI ProspeCT&I 2021 571 120 198 YouTube PROFNIT Nacional

REVISTA CADERNOS DE PROSPECÇÃO
Com [ISSN 1983-1358 print; 2317-0026 on line] (https://portalseer.ufba.br/index.php/nit)

Até 2016, anualmente eram submetidos cerca de 60 manuscritos à revista Cadernos de Prospecção que, estando dentro do escopo, são apresentados como orais ou painéis e, paralelamente, são avaliados por pareceristas da revista, através do sistema OJS, em blind review, visando sua publicação como artigos.
Anualmente é lançado o Portfólio de Propriedade Industrial da Rede NIT-NE & RENORBIO e são realizadas rodadas de negociação distribuídas por Setores Empresariais.

OFICINAS MÃO-NA-MASSA

Foram realizadas 41 oficinas desde 2007 em várias capitais do NE do Brasil com temas como:
– Redação de Patentes
– Formação de Gestores de NIT
– Negociação, Contratos e Transferência de Tecnologia
– Pesquisa de Mercado
– Plano de Negócios
– Prospecção Tecnológica da Básica a Avançada
– Uso de diferentes Softwares: APOL – LDSOFT,  Gold Fire – TRIZ, Minesoft PatBase, Patent Insight Pro Patseer, Questel Orbit – AXONAL e Vantage Point.

IV ENCONTRO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL EM PI&TT PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Visa articular os PPGs existentes no Brasil e é realizada desde 2014 em associação do ProspeCT&I. Já participaram:

  • Mestrado profissional e doutorado do INPI (RJ)
  • Mestrado e doutorado acadêmicos da UFS (SE)
  • Mestrado profissional PROFNIT em rede nacional induzido pela CAPES do FORTEC com Pontos Focais nas IES: IFCE, IFBA, UEM, UESC, UFAL, UFBA, UFPE, UFRJ, UFSC, UFRR, UNB e UNICENTRO: PROFNIT
  • Mestrado em inovação da UFRN
  • Doutorado da UFMG e Inovação
    Outros

IV FÓRUM BRASILEIRO DA CIÊNCIA DOS DADOS, TECH MINING E INOVAÇÃO

Visa melhorar a qualidade dos trabalhos através da partilha de boas práticas e é realizado desde 2014, em associação do ProspeCT&I, sendo convidados os melhores exemplos do Brasil e do exterior.
Foi sugerido em reunião Skype em 2014 pelo falecido e muito querido Fernando Marro Palop.

NEGOCIAÇÕES

Visam aproximar e articular, em torno de tecnologias específicas e já em desenvolvimento com TRL2 a TRL9 os diversos setores produtores de conhecimento com o setor produtivo e o financiador de inovação, é realizado desde 2011 associado ao ProspeCT&I. As negociações propiciam oportunidades de transferir conhecimento para a sociedade e de temas de pesquisas que atendam demandas específicas da sociedade e de arranjos produtivos de âmbito internacional, nacional, regional ou local, articulando e integrando a formação do profissional com entidades demandantes de diversos setores da sociedade. Potencializam melhorias da eficiência, eficácia e efetividade da inovação tecnológica e da competitividade.